Bebê tem dedo amputado após erro na hora de tirar atadura no RJ

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 17/03/2023
Lara teve parte do dedo mindinho amputado por um erro

Uma criança de 1 ano e 7 meses teve parte do dedo amputado por causa de um erro na hora de tirar uma atadura. O caso aconteceu no Pronto-Socorro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e a amputação nada teve haver com o internamento da menina que deu entrada na unidade com uma inflamação na testa causada por uma picada de inseto.

Lara de Souza foi picada por um inseto na face, acima dos olhos, e a ferida acabou inflamando. A família a levou para a Pediatria do Pronto Socorro, onde os médicos prescreveram antibiótico e soro na veia e recomendaram enfaixar as mãos para que Lara não removesse o acesso.

- LEIA MAIS: Gestante tem pé amputado após acidente entre moto e carreta no Paraná

Na última terça-feira (14) uma técnica de enfermagem foi tirar as ataduras de Lara com uma tesoura, mas, ao rasgar o curativo, acabou cortando parte do dedo mindinho direito da criança. A mãe notou o sangramento, mas não percebeu a gravidade.

A menina foi levada às pressas ao centro cirúrgico, de onde saiu com a ponta do dedo amputada. Só nesse momento a família soube do incidente. Os pais procuraram a polícia e aguardam alta da menina para anexar o boletim médico ao boletim de ocorrência. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LAMENTA OCORRIDO

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo disse, em nota, que “lamenta o ocorrido” e informou que “a criança está estável e sendo avaliada por equipe multidisciplinar diariamente”. “O Pronto-Socorro Infantil está prestando todo suporte neste momento.”

“A profissional, uma técnica de enfermagem concursada há 20 anos no município, foi imediatamente afastada até a conclusão da sindicância que foi aberta para apuração do caso”, emendou.

As informações são do G1.