O Brasil pode se tornar um país inabitável em até 50 anos. É o que aponta um estudo feito recentemente pela Nasa que busca avaliar os impactos das mudanças climáticas que estão sendo registradas. Como aponta a pesquisa da agência norte-americana, apesar de ser um fato impactante, esse quadro não deve demorar muito para se tornar algo do nosso cotidiano.
Os pesquisadores mapearam em torno de cinco regiões do planeta onde o calor pode atingir níveis insuportáveis para humanos ao longo dos próximos 50 anos. A estimativa é que, até 2070, o calor e a umidade vão chegar a patamares extremos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
- LEIA MAIS: As chocantes previsões da ciência para o futuro do universo
Os resultados, descritos em um estudo publicado na revista científica Science Advances, apontam que, além do Brasil, o Golfo Pérsico, o Mar Vermelho, partes da China, do Sudeste Asiático e do Sul da Ásia também devem se tornar inabitáveis.
Nesse contexto, foi avaliado que, se a temperatura de bulbo úmido ultrapassar os 35ºC por mais de seis horas, até mesmo pessoas saudáveis poderão enfrentar sérios riscos à saúde. Essa temperatura corresponde a 45ºC com 50% de umidade relativa do ar, o que resulta em uma sensação térmica de impressionantes 71ºC.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos