Um acidente envolvendo um avião bimotor com 57 passageiros e quatro tripulantes foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (9), por volta das 13h28, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave, modelo ATR-72, saiu de Cascavel, no oeste do Paraná, e sofreu a queda próximo à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Não há sobreviventes, segundo o governo de São Paulo e a Prefeitura de Vinhedo. O número de passageiros foi atualizado no final da tarde. Veja nota da companhia aérea abaixo
O avião da Voepass Linhas Aéreas (antiga Passaredo) tinha como destino Guarulhos, São Paulo. De acordo com as informações da Agência Nacional de Avião Civil (Anac), a aeronave tem capacidade para 68 passageiros.
Segundo especialistas ouvidos pelo G1, a forma em espiral do avião que caiu sugere a ocorrência de um estol —que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar. No entanto, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) fará uma coletiva de imprensa às 17h30 sobre a tragédia. O porta-voz será o chefe da Cenipa, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno.
- LEIA MAIS: Homem que matou ex-servidor público em Ivaiporã se entrega à polícia
Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nota em que lamenta a queda do avião e disse que monitora a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela VoePass, que opera a aeronave.
A decolagem aconteceu em Cascavel às 11h50, segundo o FlightAware. A aterrissagem estava prevista para as 13h45. O avião caiu após realizar uma curva brusca nos momentos finais do voo e perder cerca de 4 mil metros de altitude em aproximadamente 1 minuto, conforme dados da plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar24.
Nota companhia aérea
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento da queda. Assista: