Se por muito tempo você achou que o Halloween ou Dia das Bruxas foi inventado nos Estados Unidos, saiba que isso é um mito. E se pensou que a abóbora também veio de lá, saiba que não é bem assim.
- LEIA MAIS: Novembro terá chuvas acima da média no Sul no país
A hortaliça é nativa das Américas, especialmente América do Sul, Estados Unidos e México. Já a celebração surgiu na Irlanda e, em vez de abóbora, eles usavam rutabaga (foto abaixo), que é o cruzamento entre couve e o nabo, para esculpir olhos e boca.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
A relação entre abóbora e Halloween também é lembrada por meio de uma tradição da Irlanda que faz alusão ao personagem Jack O’lantern. A história conta que esse homem escapou do diabo usando uma abóbora com velas dentro para iluminar a escuridão do caminho, fazendo uma espécie de lanterna.
No entanto, deixando as histórias de terror de lado, a abóbora é na verdade uma grande aliada da saúde. Também conhecida como jerimum e moranga, ela é rica em proteína, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas A, C e E. A vitamina A favorece a visão, e também em antioxidante betacaroteno, ótimo para prevenir o câncer . As sementes são ótimas no combate ao colesterol ruim. Há também os benefícios estéticos. Comer abóbora ajuda a perder peso e os antioxidantes combate o envelhecimento.