Deputados cobram divulgação de dados no Portal da Transparência

Autor: Da Redação,
terça-feira, 03/03/2020
Deputados cobram divulgação de dados no Portal da Transparência

Os deputados de oposição protocolaram nesta segunda (02) requerimento ao Secretário de Fazenda do Paraná Renê Garcia Júnior cobrando informações sobre a execução orçamentária e financeira do governo do Paraná no Portal da Transparência.

Desde o início da gestão Ratinho Júnior, o governo tem problemas para gerenciar o Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado do Paraná (SIAF), e o próprio secretário de Fazenda admite ser esse hoje o maior problema nas finanças estaduais.

“Não podemos mais errar. Já erramos e isso custou muito. Foi um impacto nocivo nas contas públicas. O atual sistema não deve dar para recuperar, mas é a Celepar quem vai tomar a iniciativa. Além disso, ainda é necessário um trabalho de auditoria adicional para verificar a integridade dos dados. Para migrar de um sistema para outro”, afirma Garcia Júnior.

O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) aponta que o Governo está descumprindo a Lei da Transparência e a Lei de Responsabilidade fiscal.

“O governo do Paraná tem feito muita propaganda do termo compliance, que significa agir em conformidade com leis e regulamentos internos e externos. Mas não cumpre o que exige a Lei da Transparência [Lei Complementar 131/2009] e a Lei de Responsabilidade Fiscal [Lei Complementar 101/2000]”, afirma.

Para ele, é inadmissível um período tão longo sem informações precisas e atualizadas sobre os números da Secretaria de Fazenda.

“Já temos um ano de governo e a dificuldade na publicação dos dados orçamentários nos leva a ficar desconfiados sobre a integridade dos números que são apresentados pelo secretário”

Chiorato também aponta que é um direito de toda a população ter acesso a esses dados “O artigo48 da LRF exige-se a “liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”, aponta.

O requerimento cobrando providências sobre o SIAF e a divulgação de dados sobre as finanças do Estado é assinado pelos deputados estaduais Professor Lemos (PT), Arilson Chiorato (PT), Anibelli Neto (MDB), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Requião Filho (MDB) e Tadeu Veneri (PT).