As empresas vencedoras foram reveladas no último dia 24 de outubro, pela pesquisa Top de Marcas Universitário 2019, conduzida pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unopar, que mapeou as marcas e empresas nacionais e regionais mais lembradas pelos universitários da instituição.
Na categoria Comunicação - Jornal Impresso, a Tribuna do Norte foi a marca mais lembrada pelos universitários. O diretor geral da Tribuna do Norte, Luiz Gustavo Marçal de Oliveira, recebeu a premiação.
Foram mais de 550 estudantes entrevistados em cerca de 30 categorias de produtos e serviços no Top de Marcas Universitário 2019. A premiação dos vencedores aconteceu no último dia 24, no auditório da Unopar, encerrando a 3º ComunicaWeek (semana acadêmica de Comunicação Social).
Esta é a segunda edição da pesquisa, a única da região conduzida por uma instituição de ensino superior e voltada, essencialmente, para as referências do público universitário. A professora do curso de Publicidade e Propaganda e supervisora do Top de Marcas, Larissa Balan Leal, explica que a pesquisa não se refere, necessariamente, à qualidade dos produtos e serviços, mas aponta quais são as empresas que mais estão no imaginário do consumidor.
“Existe um processo de aprendizado sobre uma marca ou produto que acontece por meio de estímulos e experiências, que constroem uma memória do consumidor. Quando perguntamos qual é a marca mais lembrada, ele tem apenas 5 segundos para responder. A escolha por uma determinada empresa significa que essa construção da memória está mais consolidada e robusta. As chances de compra ou contratação dos serviços também serão maiores”, esclarece Larissa.