Salário inicial de R$ 6 mil: RJ abre concurso para a Polícia Penal

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 06/11/2024
O edital também prevê a formação de um cadastro de reserva

Após 12 anos de espera, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura de um novo concurso público para o cargo de inspetor da Polícia Penal, vinculado à Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap).

O edital foi publicado nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, no Diário Oficial, trazendo detalhes sobre o processo seletivo, requisitos e contribuições. Confira abaixo!

Detalhes do concurso

De acordo com o edital, serão oferecidas 300 vagas imediatas para o cargo de inspetor da Polícia Penal. Esta é uma carga que exige nível superior completo em qualquer área de formação, destacando-se pela proposta de remuneração inicial atrativa e regime de trabalho específico. Os principais pontos incluem:

Além das 300 vagas imediatas, o edital também prevê a formação de um cadastro de reserva, destinada a possíveis chamadas futuras, de acordo com a necessidade e a disponibilidade orçamentária do estado.

- LEIA MAIS: Que tal virar militar? PM abre concurso com salário de até R$ 27 mil

As inscrições abertas entre os dias 11 de novembro e 12 de dezembro, oferecendo tempo adequado para que os candidatos preparem sua documentação e realizem os procedimentos necessários.

Desafios e atribuições da função

Atualmente, a Seap é responsável pela custódia de mais de 43 mil pessoas privadas de liberdade, distribuídas em 50 unidades prisionais no estado do Rio de Janeiro.

Entre as atribuições da Seap estão o controle de acesso a essas unidades, a ressocialização dos detentos e o monitoramento eletrônico de mais de oito mil indivíduos em prisão domiciliar.

A função de inspetor de Polícia Penal, portanto, é de grande relevância para a segurança pública e o sistema de justiça criminal, atuando na fiscalização e controle desses ambientes.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Segundo o governador Cláudio Castro, a nova contratação de inspetores representa uma estratégia importante para fortalecer o sistema prisional. “A chegada de 300 novos inspetores vai permitir à Seap intensificar, principalmente, a fiscalização nas portas das unidades prisionais em todo o estado, ampliando o combate à entrada de itens ilícitos, como drogas e aparelhos celulares”, afirmou o governador.

Com isso, o governo busca combater atividades ilegais que, muitas vezes, envolvem o uso de dispositivos eletrônicos e substâncias proibidas dentro das unidades prisionais.

Fonte: Click Petróleo e Gás.