Nesta terça-feira (2), o Chile e a Argentina terão a oportunidade de assistir a um eclipse solar total. No Brasil, teremos a mesma chance apenas em 2045. Desta vez, vamos poder ver a versão parcial, quando apenas parte do Sol é "escondida" pela Lua.
Ainda assim, nem todos os estados do Brasil conseguirão assistir. Além disso, o tempo precisa colaborar, sem muitas nuvens.
A visualização do eclipse começará sobre o oceano às 13h55,horário de Brasília, e às 18h50 o último ponto na superfície terrestre verá o fim do eclipse.
No Brasil, o evento vai ocorrer já no fim da tarde e será visto em 14 das 27 capitais brasileiras. Em Curitiba por exemplo.
No Chile, em La Serena, a fase total será às 16h38, horário de Brasília. Os eclipses totais do Sol, apesar de acontecerem com certa frequência no planeta, não acontecem nos mesmos lugares sempre. Por isso, os astrônomos dizem que provavelmente cada um dos moradores da Terra terá uma única chance de ver o fenômeno.
Este visível em 2 de julho não será um dos mais longos, em alguns casos, os eclipses solares podem chegar a 7 minutos de escuridão, mas, neste caso, ocorrerá em metade desse tempo.
Colaboração, G1