Acidente com avião em Manaus mata três pessoas; veja vídeo

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 22/02/2018
Acidente com avião em Manaus mata três pessoas - Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros/portal A Crítica

Um avião monomotor caiu na manhã desta quinta-feira (22) em Manaus, em um terreno baldio próximo à rodoviária da capital amazonense, matando três pessoas das cinco que estavam a bordo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi aprimeira a chegar ao local. 

As duas pessoas retiradas com vida pelos bombeiros foram levadas por uma ambulância do Samu para hospitais da região. Segundo o capitão Vanderson, do Corpo de Bombeiros, um dos feridos estava em estrado grave. 

Ele informou também que peritos da Aeronáutica já estão no local, colhendo dados para determinar a causa do acidente. O capitão avaliou que o piloto evitou uma tragédia maior ao desviar a aeronave para uma área desabitada da cidade. 

O militar disse ainda que os três corpos permanecem entre as ferragens, aguardando a liberação pelos legistas do Instituto Médico-Legal do Amazonas. O militar não soube informar de onde procedia o avião e nem a identificação das vítimas.

A aeronave, de propriedade da empresa Fretave Operadora de Serviços e Turismo, é um Embraer EMB-720, fabricado pela Neiva, subsidiária da Embraer, e está registrada em nome de José Ideilton de Souza. Conforme a Anac, ela possui capacidade para seis passageiros e tem peso máximo de decolagem de 1633kg.

O certificado de aeronavegabilidade, documento exigido pela ANAC para que os aviões trafeguem pelo espaço aéreo brasileiro, tinha validade até 25 de setembro de 2020. Já a Inspeção Anual de Manutenção valia até 16 de setembro deste ano.

As informações iniciais apuradas pela reportagem indicam que o avião decolou do aeroclube de Manaus, precisou retornar, e ao tentar aterrissar, não conseguiu concluir o procedimento. O piloto, então, teria tentado pousar na área próximo ao depósito da Ramsons, na Avenida Torquato Tapajós, mas a aeronave acabou se chocando com o solo.

O monomotor de prefixo PT-VKR, que caiu na manhã desta quinta-feira (22) em Manaus, deixando três mortos e duas pessoas feridas, estava em situação regular junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).  Conforme a Anac, ela possui capacidade para seis passageiros e tem peso máximo de decolagem de 1633kg.

O certificado de aeronavegabilidade, documento exigido pela ANAC para que os aviões trafeguem pelo espaço aéreo brasileiro, tinha validade até 25 de setembro de 2020. Já a Inspeção Anual de Manutenção valia até 16 de setembro deste ano.

VEJA VÍDEO

Com informações do portal A Crítica