Família de enxadristas se destaca no jogo de tabuleiro

Autor: Da Redação,
domingo, 09/07/2017
A família de enxadristas está se preparando para competições. Foto: Tribuna do Norte

Família que joga xadrez junto, permanece junto. Esse é o lema dos Ramazzotte, de Arapongas. Os irmãos Alexandre, Adriano e Ana Carmen exibem com orgulho as dezenas de medalhas conquistadas nos últimos anos por eles e também pelos filhos e sobrinhos, que seguem os movimentos dos mais velhos no tabuleiro. Juntos, eles formaram o grupo “Soberano Rei”, criado há um ano e meio em uma homenagem a Deus, já que a família é cristã. 

A família de enxadristas está se preparando para competições. Os irmãos Helen, 12, e Samuel, 7, filhos de Ana Carmen, e a prima Ester, 7, filha de Adriano, irão participar de 21 a 31 de agosto do Campeonato Mundial de Cadetes, nas categorias Sub-8, Sub-10 e Sub-12, em Poços de Caldas (MG). 

“Observamos que eles tinham potencial e intensificamos os treinos, até que foram para as seletivas. Acho que é raro três pessoas da mesma família irem para um mundial”, afirma Adriano. 

Considerado pelos irmãos o mais estrategista, Adriano conta que Helen enfrentou enxadristas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, e foi campeã. “Ela teve aproveitamento de 100%, fazendo 7 pontos em 7 jogos. Foi nesta seletiva que ela garantiu a vaga para o mundial e passou a integrar a Seleção Brasileira Feminina de Xadrez, na categoria Sub 12”, ressalta.