Você é daltônico? Faça o teste e descubra que número você enxerga

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/05/2017
O teste de cores de Ishihara não deve ser levado como um diagnóstico.  (Foto: Pixabay)

O daltonismo (também chamado de discromatopsia) é um tipo de deficiência visual em que a pessoa não é capaz de distinguir e discernir algumas cores. Esta perturbação tem normalmente origem genética. Na maior parte das vezes o daltônico leva anos para constatar sua deficiência.

Dados afirmam que até 8% da população é portadora deste alteração, sendo 1 % mulheres e 7% homens. Indivíduos com dificuldades no discernimento das cores vermelha e verde são o tipo mais frequente de daltônicos, seguidos por aqueles com problemas na percepção das cores azul e amarelo e pelos portadores de cegueira das cores.

Em 2005 cientista da EnChroma Labs desenvolveram lentes de policarbonato que absorvem luz, restabelecendo a distribuição normal de fótons aos olhos, permitindo a distinção das cores.

TESTE ISHIHARA
O teste mais comum utilizado para diagnosticar a presença do daltonismo é o teste de cores de Ishihara. Criado pelo oftalmologista japonês Shinobu Ishihara em 1917 é usado até hoje para diagnosticar problemas de percepção de cores.

O objetivo deste teste é identificar os números presentes em cada figura. É exibido uma série de imagens com pontilhados em várias tonalidades diferentes. Um número é desenhado com tonalidades que variam entre si, de modo que possa ser identificada por uma pessoa com visão normal.

Mesmo que você não consiga enxergar um dos números, não significa que você seja daltônico. Esse teste não deve ser levado como um diagnóstico. O correto é procurar um oftalmologista, que lhe dará um diagnóstico preciso.

Tente identificar os números nas imagens abaixo.

Enxergou 16*, 2,10 e 29, respectivamente?
*Todos são capazes de ver esse número, inclusive os daltônicos.