Após ser resgatado, orangotango albino é 'batizado' de 'Alga' 

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 19/05/2017
Resgate de Orangotango albino foi festejado pela comunidade cientista - Foto: Associated Press

Uma associação de defesa dos animais 'batizou' de “Alga” nesta semana um orangotango albino encontrado na floresta de Bornéu, no último dia 29 de abril. Classificado como um grande acontecimento para grupos ligados à proteção de espécies ameaçadas de extinção, o resgate foi festejado pela comunidade científica local, que decidiu dar oportunidade aos internautas de escolher o nome do animal.

Após ser recuperada, a fêmea, que tem 5 anos, passou por quarentena, supervisionada um grupo de veterinários. Alga é extremamente sensível à luz solar e fisicamente frágil, uma característica comum dos orangotangos recentemente resgatados. Segundo Nico Hermanu, porta-voz da Orangutan Survival Foundation, o mamífero só conseguiu sobreviver na natureza porque tinha uma mãe superprotetora, da qual foi separada.

Os orangotangos, que são destacados por sua inteligência e pelo comportamento dócil, vivem ao ar livre apenas na ilha indonésia de Sumatra e na de Bornéu, dividida entre os territórios da Indonésia, Malásia e Brunei.

Foto por Reprodução

Orangotango foi colocado em quarentena, sob cuidados de veterinários
Foto: Associated Press

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) estima que onúmero de orangotangos foi reduzido em cerca de dois terços desde 1970 e deve continuar em queda até 2025.

Riscos de extinção
Em 2016, a UICN declarou queos orangotangos em Borneo têm grandes riscos de extinção por conta da destruição de seu habitat natural para abrir espaço à agricultura local. Estima-se que cerca de dois a três mil orangotangos são mortos todos os anos por fazendeiros da região.

Com informações do portal ABC NEWS