A sonda Cassini transmitiu nesta semana para a Terra as primeiras fotos de Saturno e seus anéis obtidas depois de ter voado através da atmosfera de Titã e da passagem para uma nova órbita pouco antes do primeiro mergulho através do anel do planeta gigante, relatou o Laboratório do Movimento Reativo da NASA.
"Estes dados e fotos são o princípio do fim – a última fase da nossa missão histórica de estudar Saturno. Estas imagens e fotos posteriores que recebemos da Cassini serão uma recordação de que a nossa sonda viveu uma vida muito corajosa e interessante orbitando e estudando o planeta mais maravilhoso do Sistema Solar", afirmou Carolyn Porco, membro da missão Cassini do Instituto de Estudos Espaciais em Boulder.
A estação interplanetária Cassini, que funcionou no espaço por cerca de 20 anos, iniciou em novembro a última etapa da sua vida. A Cassini voou sobre o polo norte de Saturno tirando fotos do hexágono em camadas altas da sua atmosfera e depois atravessou os famosos anéis de Saturno. Ela já transmitiu essas imagens para Terra.
20 vezes
O segundo voo através dos anéis de Saturno será realizado neste fim de semana. No domingo, a sonda mergulhará nos anéis menos densos do planeta gigante. No total, a Cassini passará por 20 vezes através dos anéis de Saturno e depois se aproximará de Titã e em seguida mudará sua trajetória para depois finalizar sua existência.
A missão
A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto de agências espaciais dos EUA, Europa e Itália para estudo de Saturno. A sonda Cassini foi lançada para o espaço em 1997 e em 1 de julho de 2004 atingiu a órbita de Saturno. O aparelho Huygens estudou a atmosfera de Titã. Depois da separação de Huygens da Cassini, a sonda continuou analisando o planeta.
20 anos de viagem
Com a aproximação, a sonda Cassini fará uma ‘viagem sem volta’, rumo a sua extinção. Após 20 anos de viagem, sendo 12 anos orbitando o planeta Saturno, a NASA anunciou que os anéis do planeta servirão como o prelúdio para o “Grand Finale” da Cassini.
Mergulho da morte
Quando a nave espacial chegar perto da superfície do planeta, vai ‘mergulhar’ repetidamente através da abertura entre os topos de nuvem de Saturno e seus anéis internos, e por fim, a sonda irá realizar um mergulho da morte, previsto para 15 de setembro de 2017.
Com informações do portal da NASA