Rússia deve ser pioneira no envio de expedição a Marte, diz deputada e ex-cosmonauta

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 21/11/2016
Marte, em fotografia do telescópio Hubble - Arquivo

A primeira mulher-cosmonauta da Rússia, deputada da Duma de Estado (parlamento russo), Valentina Tereshkova, acredita que seu país será o primeiro país a enviar uma expedição a Marte.  "Espero que nós sejamos os primeiros em Marte" disse Tereshkova durante o fórum "Futuros líderes intelectuais da Rússia". 

Ela afirma ter estudado o Planeta Vermelho "de maneira especial" e ter dedicado muitos anos a essa questão. No entanto, a ex-cosmonauta lamentou por não poder fazer parte de uma expedição a Marte.  

Foto por Reprodução

Entre 2016 e 2021, o Instituto de Problemas Médico-Biológicos da Academia de Ciências da Rússia pretende realizar uma série de testes na área de isolamento terrestre no âmbito dos preparativos para futuras missões de tripulantes russos à Lua e a Marte.   Os prazos poderão ser alterados, mas, em geral, o programa de isolamento terrestre de tripulações está pronto. 

Testes de isolamento
Próximo ao cosmódromo Vostochny poderá ser construída uma nova base de treinamento com polígono terrestre. A nova base possibilitará a realização do programa de testes científicos de isolamento. Este seria o primeiro passo para futuras missões a Marte por parte da Rússia.

Com informações da agência de notícias Sputinik