Greve dos professores começa com 107 colégios sem aulas

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 17/10/2016
APP-Sindicato afirma que ao menos 50% da categoria aderiram ao movimento de greve - Foto: Foto: Joka Madruga/ APP- Sindicato

No primeiro dia de greve dos professores e funcionários da educação do Paraná, nesta segunda-feira (17), 5% das escolas estaduais paralisaram as atividades, conforme dados da Secretaria Estadual de Educação. Isso significa que alunos de 107 estabelecimentos de ensino público ficaram sem aula hoje. Em 18%, a greve foi parcial; em 55%, não houve adesão.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP- Sindicato), Hermes Leão, um dos principais motivos que levou à paralisação foi o texto encaminhado à Assembleia Legislativa, pelo governo estadual, que suspende o pagamento do reajuste dos salários dos servidores previsto para janeiro de 2017. 

50% de adesão?
O sindicato afirma que ao menos 50% da categoria aderiram ao movimento de greve.O estado tem aproximadamente 100 mil profissionais que trabalham na educação estadual, sendo que 65 mil são professores.

550 colégios ocupados
Além da greve dos professores, a rede estadual de ensino é alvo de movimento de ocupação das escolas. O número de colégios estaduais ocupados por estudantes chega a 550, conforme nota movimento Ocupa Paraná, divulgada às 14h30 desta segunda-feira.

Recesso
governo do Paraná decidiu decretar recesso escolar de segunda (17) a sexta-feira (21) por conta do número de escolas ocupadas no Paraná. A medida foi decidida durante reunião entre secretários e líderes na tarde deste domingo (16) e tem como objetivo não prejudicar o calendário letivo