Museu da Miniaturas tem sapatos de ouro para pulgas

Autor: Da Redação,
sábado, 10/12/2016
Foto: microart.kiev

Escondido dentro do mosteiro de Kiev-Petchersk, em Kiev, o mosteiro mais antigo da Ucrânia está o incrível museu de microminiaturas, que possui navios esculpidos em ouro, livros de poesia e pequenos sapatos para uma pulga, todos menores do que os olhos a primeira vista podem ver.

O museu é apenas um dos destaques em um complexo que contém cavernas, túneis, esqueletos, e montes de artefatos de ouro. O local é de uma das maiores concentrações de obras do mestre das microminiaturas, Mykolas Syadristy. 

As esculturas, por falta de uma palavra melhor, variam em tamanho de poucos milímetros a alguns que são meras frações de milímetro. Elas são cativantes não apenas em seu próprio mérito estético, mas também quando se percebe que é quase impossível o trabalho que deve ter sido para criar algo tão complexo em tão pequena escala. É o Cristo Redentor do efeito em sentido inverso.

Tomemos, por exemplo um navio feito de ouro é apenas 3,5 milímetros de ponta a ponta. Os fios de ouro que compõem o equipamento entre suas velas enfunadas são apenas 0,003 milímetros de diâmetro. (que é 400 vezes menos do que um cabelo humano, o museu aponta útil enumeração).

Uma das primeiras obras do artista, de 1969, apresenta uma pulga comum calçada com sapatos de ouro. 

Fio de cabelo transparente
Talvez a mais impressionante seja a obra em que um fio de cabelo é polido até ficar transparente. Uma rosa artificial é inserida nele. O diâmetro da flor é 0,05 milímetros, a haste é de 0,005 milímetros de espessura. "

Autodidata
Syadristy um mestre autodidata da microminiatura nasceu em 1937 na Ucrânia e de acordo com a biografia do museu, ele trabalhou como engenheiro agrônomo de 1960 a 1967 e depois como engenheiro na Academia de Ciências da Ucrânia de 1967 a 1974. 

Obras feitas a mão
As obras de Syadristy são todas feitas à mão. Os materiais variam de ouro ao mármore a sementes e vidro. Ao pintar, ele usa apenas uma única cerda de um pincel.

Com informações do portal microart.kiev.ua