​Vereadores de Itaipulândia saem da cadeia e retomam cargos 

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 25/04/2016
Dos nove vereadores do município, oito foram presos por uso indevido de recursos públicos - Foto: Divulgação/Câmara de Itaipulândia

Oito vereadores de Itaipulândia, no Paraná, presos pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público (MP), foram soltos na última sexta-feira (22) e retomaram seus cargos na manhã desta segunda-feira (25). Os parlamentares passaram 10 dias na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu pelo uso indevido de diárias.   

No total o município de Itaipulândia conta com nove vereadores. Com as prisões temporárias dos parlamentares, o único que não foi detido, Roberto Piano (PT), passou a presidir a Casa de Leis.  

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou o retorno dos vereadores presos ao cargo na última quarta-feira (20). No entanto, mesmo com a soltura deles, a investigação prossegue.   

A ação movida pelo Gaeco e MP investiga supostas irregularidades no uso de diárias de viagens que teria gerado prejuízo de R$1,3 milhão.  O Gaeco informou que concluiu a investigação iniciada em julho de 2015 e nesta semana deve apresentar a denúncia à Justiça.