Testes feitos com camisetas suadas demonstram como pessoas superam o desgosto pelas outras

Autor: Da Redação,
terça-feira, 23/02/2016
Foram utilizadas camisetas suadas para realizar os experimentos. Imagem: Tennis Identity

Dois experimentos realizados utilizando camisetas suadas concluíram que indivíduos se sentem menos incomodados por cheiros ruins pertencentes a pessoas de um grupo comum a eles.

No primeiro, realizado em Sussex University, foi pedido aos estudantes que avaliassem seu desgosto para com as camisetas. Para alguns voluntários foi dito que as vestimentas pertenciam a estudantes em geral, tornando-os membros do mesmo grupo, ou a universitários de Brighton, tornando-os itens de um grupo externo. O desgosto foi maior quando foi dito que elas pertenciam a alunos de fora de Sussex.

O segundo experimento foi feito em St. Andrews University, onde foi dada uma tarefa similar aos estudantes. A alguns voluntários foi dito que as camisetas pertenciam a simples estudantes, enquanto a outros foi dito que elas eram de alunos de Dundee University. Entretanto, ao invés de avaliar o desgosto sentido, foi pedido que os voluntários lavassem as mãos. Aqueles que acreditavam que as camisas pertenciam a estudantes de fora da universidade chegaram à pia mais rapidamente e usaram mais sabão.

Segundo Stephen Reicher, psicólogo social da St. Andrew University, o estudo demonstrou a importância da maneira como definimos grupos sociais, a qual pode levar a problemas como exclusão social, preconceito e discriminação.