Astrônomos liberam foto de uma estrela recém-formada

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 11/02/2016
A​strônomos descobrem cometa que não possui cauda - Fonte: scienceworldreport.com

A região brilhante da foto é uma nebulosa de reflexão, conhecida como IC 2631. Esses objetos são nuvens de poeira cósmica que refletem a luz de uma estrela próxima para o espaço, criando um fenômeno luminoso como o da imagem. IC 2631 é a mais brilhante nebulosa do Complexo Camaleão, uma região de gás e nuvens de poeira que abriga inúmeras estrelas em formação.

IC 2631 é iluminada pela estrela  HS 97300, uma das maiores da área. A região está repleta de material necessário para a formação de estrelas, o que é evidente devido à presença de nebulosas escuras, as quais se encontram abaixo e acima de IC 2631 na imagem. As referidas nebulosas são tão densas que impedem a passagem de luz.

Apesar da presença dominante de HD 97300, ela deve ser deixada de lado. Ela é uma estrela T Tauri, o primeiro estágio visível de estrelas relativamente pequenas. Conforme elas amadurecem e atingem a idade "adulta",  elas passam a perder peso e encolher. Entretanto, durante o estágio T Tauri, elas não se contraíram para o tamanho mais modesto que manterão por bilhões de anos de sua vida.

Fonte: Science World Report, por Catherine Griffin