2023 é o ano mais quente já registrado na história, afirmam cientistas

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 06/12/2023
Calor também quebrou recorde em Apucarana que marcou 36ºC em setembro

O calor registrado neste ano quebrou recordes e deve ser o mais intenso dos últimos tempos. É o que aponta pesquisa do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia que aponta que a Terra quebrou recorde de calor pelo 6º mês consecutivo. 

Segundo divulgado pelo G1, desde junho, temos registrado um mês mais quente a cada novo período. E, por causa disso, os cientistas do observatório europeu já confirmam que este ano quebrará recordes, sendo o mais quente da história, conforme vinham alertando há alguns meses.

- LEIA MAIS: Apucarana tem mais de 100 pacientes que fazem uso de canabidiol

As extraordinárias temperaturas globais de novembro, incluindo dois dias mais quentes do que 2ºC acima do período pré-industrial, significam que 2023 é o ano mais quente já registrado na história.— Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

Ainda de acordo com o observatório, novembro de 2023 foi o novembro mais quente já registrado globalmente porque teve uma temperatura média do ar de superfície de 14,22°C, 0,85°C acima da média de novembro de 1991-2020 e 0,32°C acima do novembro mais quente anterior, em 2020.

Além disso, a temperatura média para o período de janeiro a novembro foi 0,13°C mais alta do que a média para o mesmo período em 2016, atualmente o ano mais quente registrado.