A Polícia Rodoviária Federal juntamente com a Polícia Militar realizou uma operação com ênfase na fiscalização de motocicletas na tarde desta quinta-feira (23), na BR-369, nos quilômetros 185 e 183, em Arapongas.
O objetivo da operação foi unir forças para intensificar o policiamento, contribuindo na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e aumentar a percepção de segurança. A motocicleta é um veículo versátil que proporciona grande mobilidade no trânsito urbano, sabendo disso alguns condutores cometem inúmeras infrações de trânsito, colocando em risco a própria vida e a de terceiros.
Ao todo, foram fiscalizadas 44 motocicletas e 47 pessoas. Foram lavrados 88 autos de infração e 25 veículos foram recolhidos ao pátio conveniado para regularização.
As infrações mais flagradas pela PRF foram: conduzir veículo com débitos tributários em atraso; em mau estado de conservação, transitar sobre calçada ou faixa de pedestre e sem possuir CNH. Do total de veículos abordados, mais de 70% possuíam alguma irregularidade.
Ainda segundo a PRF e a PM, a maioria dos condutores fiscalizados não utilizavam os equipamentos obrigatórios de forma correta ou não os possuíam. Por exemplo no caso do Capacete:
- sem a viseira;
- viseira com película refletiva ou espelhada;
- com viseira levantada;
- sem afivelar corretamente;
- sem faixa refletiva.
Os agentes informaram também que os faróis das motocicletas devem permanecer ligados o tempo todo, mesmo durante o dia e nos perímetros urbanos. Deixar de manter os faróis acessos é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.