Buscando fortalecer e ampliar as ações de combate à dengue, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (27), na Praça da Igreja Matriz (esquina da Avenida Arapongas com a rua Drongo – Centro) um “Pit Stop” com distribuição de panfletos e diversas orientações sobre prevenção, vigilância e medidas de enfrentamento ao mosquito aedes aegypti - transmissor da dengue.
- LEIA MAIS: Boletim Epidemiológico: Arapongas tem 47 casos positivos de dengue
“Os números têm aumentado em toda a região. Com isso, precisamos do apoio da população nessa luta. A dengue pode ser combatida todos os dias com ações simples, mas eficazes para a eliminação do criadouro e, consequentemente, na proliferação do mosquito”, alerta o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.
O prefeito Sérgio Onofre também fez um chamado para toda a população. “Nossas equipes de agentes de combate às endemias têm atuado. Contudo, é necessário unir forças a cada cidadão. Combater a dengue é uma responsabilidade de todos e todas. Pedimos atenção redobrada e colaboração de cada morador. Com alguns minutos diários é possível verificar se os quintais estão em ordem, sem acúmulo de lixo ou água parada. No comércio, a mesma coisa. Precisamos nos manter vigilantes e com medidas práticas eficazes”, reforça Onofre.
Boletim:
O último boletim divulgado nesta quarta-feira (24), aponta que Arapongas registra 761 notificações, 47 casos confirmados da doença (sendo 27 autóctones e 20 importados), 07 em investigação, 707 casos negativos e nenhum óbito. “Novas confirmações da doença estão chegando. Teremos um boletim atualizado no fechamento da semana”, explicou Pardini.
Denúncias:
Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias de Arapongas orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Todas as situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.
Sintomas:
A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Dicas importantes:
- Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
- Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
- Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
- Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.
Pit Stop de combate à dengue:
27 de Janeiro de 2024
Das 09h00 às 12h00
Praça da Igreja Matriz (esquina da Avenida Arapongas com a rua Drongo – Centro).