O bicho anda solto em Arapongas. Somente ontem (03), a Guarda Municipal capturou dois animais silvestres no perímetro urbano do município: uma siriema e um lagarto.
O caso que mais chama a atenção é o da siriema que foi vista por moradores da Vila Sampaio, andando pela Rua Taperaçu. O animal entrou em uma casa e se escondeu dentro de uma edícula. A Guarda Municipal foi acionada e conseguiu imobilizar a ave que estava bastante assustada. Depois de capturado, a equipe levou o animal até um ambiente propício para que fosse colocado de volta na natureza. Veja o vídeo com a captura da siriema:
Já na Vila Triângulo, na Rua Tachá, uma moradora se deparou com um lagarto no quintal. Da mesma forma, a Guarda ambiental foi acionada para realizar a captura do bicho e em seguida, soltá-lo na natureza.
De acordo com o agente Fábio Guerino Vicentin, da Guarda Municipal Ambiental de Arapongas, os chamados para captura de animais silvestres em residências na cidade são frequentes, quase um caso por semana. Ele explica que o clima mais quente e algumas épocas de procriação dos animais, faz com que eles se aproximem das zonas habitadas. Vicentin alerta para que a população não tente capturar esse tipo de animal. “Todos os animais silvestres, primeiro tentam fugir, mas no caso de ficarem acuados, vão atacar como forma de defesa. A orientação é não tentar capturar e comunicar imediatamente a Guarda Ambiental que tem treinamento para fazer este trabalho”, explica o agente.