O vereador Lucas Leugi (PSD), de Apucarana, registrou um boletim de ocorrências na 17ª Subdivisão Policial nesta sexta-feira (12) por conta de um internauta que realizou comentários agressivos contra crianças com autismo em uma publicação de uma reportagem do TNOnline.
Um dos comentários, feito por um perfil no Facebook, ofendeu gravemente crianças autistas, afirmando, inclusive, que elas são demonizadas. "Crianças com demônio no corpo sem educação. Isolem elas da sociedade e coloquem em um hospício", disse o autor.
-LEIA MAIS: Médico preso em Novo Itacolomi é suspeito de lavagem de dinheiro
Em outro comentário, o internauta respondeu uma leitora e injuriou mais ainda. "Agora criaram um nome para crianças [com autismo]. Sem educação, com o diabo no corpo. Nossos presídios estão lotados de autistas", escreveu o perfil.
O vereador, ao ver os comentários maldosos na publicação, resolveu registrar um B.O na delegacia de Apucarana. "Fiz isso para que os usuários de perfis falsos sejam desvendados. Quero que mostrem essas pessoas sem caráter, de coração ruim e que precisam ser expostas", argumentou Leugi.
"As crianças com autismo são a maioria autoditadas, carinhosas e cada uma com seu perfil. Os pais são apaixonados pelos seus filhos e essas crianças são altamente talentosas", disse o parlamentar, lamentando os comentários do internauta.
Lucas Leugi é responsável por algumas leis de inclusão aos autistas em Apucarana, como a que torna de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA); a que dispõe a autorização de implementação do sistema de inclusão escolar "ABA" nas escolas da rede municipal; a da Carteira Municipal de Identificação do Autistas (CMIA); e a que reserva vagas em estacionamentos para autistas na cidade.
A matéria publicada pelo TNOnline abordou um caso em que uma criança com autismo foi ameaçada depois que pisou no pé de um homem em uma lotérica de Apucarana. A postagem no Facebook teve os comentários bloqueados após os ataques.