Após uma família de Apucarana registrar fotos e vídeos de supostas criaturas 'humanoides', o ufólogo apucaranense Paulo César de Oliveira analisou as imagens feitas em um sítio localizado na região de Lages, Santa Catarina. Os registros foram feitos pela youtuber Mayara Oliveira, de 32 anos, enquanto passava férias junto dos pais, o tecnólogo em Engenharia Civil, Lincoln Reis Oliveira, e a vendedora Vanessa Oliveira, e da irmã, a estudante Mayra.
"Pedi para um amigo especialista em analisar imagens dar uma olhada no material. Porém, sem o vídeo original fica difícil fazer uma análise concreta. Mesmo assim, isso não invalida o caso, mas diminui a credibilidade. Um grupo de ufólogos de Santa Catarina, por conta disso, já qualificou como fake, no que pessoalmente eu discordo", comenta Paulo.
-LEIA MAIS: Família de Apucarana diz ter visto 'humanoides' em viagem a SC; veja
"Não dá para afirmar que é fake sem analisar o vídeo original. Além disso, se fosse falso ou montagem, geralmente um leigo colocaria a espécie clássica de ET 's, que são de baixa estatura (cerca de 1,20). Outro ponto é que a pessoa não faria os registros de tão longe e poderia até montar algo melhor", acrescenta o ufólogo.
O especialista ainda afirma que, mesmo poucas pessoas sabendo, existe uma tipologia que raramente aparece com essa descrição que aparece nas imagens feitas pela família apucaranense. "Altos, com mais de dois metros em média e acizentados", complementa.
O ufólogo ainda comenta sobre o contexto da história. "Além das imagens, temos a luz filmada e clareira, a morte das galinhas, da qual seria interessante e urgente um parecer de um veterinário sobre a causa das mortes. Seria importante ver se elas tinham sangue no corpo e se faltavam algumas partes delas para constatar se não era um predador", conclui o ufólogo.