Apesar da sensação de muita chuva na cidade nos últimos dias, as precipitações em Apucarana estão abaixo do normal para o mês de outubro, de acordo com levantamento feito pelo Simepar. Uma estiagem está prevista para os próximos dias, acompanhada de elevação das temperaturas.
Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, desde o dia 01 de outubro, choveu 62,2 mm em Apucarana. A média normal para o período é de 164,2 mm. Ainda de acordo com o meteorologista, os dias que seguem nublados, trazem uma falsa impressão de muita chuva.
“São muitos dias seguidos de nebulosidade em Apucarana, o que dá uma falsa impressão de muita chuva, mas a precipitação é baixa até o momento e o mês deve ficar abaixo da média”, explicou.
Outra situação que traz a falsa impressão de chuvas intensas no mês, é o fato de que setembro, foi um mês bastante chuvoso, com precipitações acima da média para a cidade.
“Em setembro tivemos dias muito chuvosos em Apucarana, foram 114,8 mm durante o mês. A média geralmente é de 108 mm”, detalhou.
Ainda segundo o Simepar, durante o mês de outubro, a maior precipitação em Apucarana foi registrada no dia 06 de outubro, quando choveu 36 mm. A partir da segunda quinzena do mês, a cidade deve ter um período de estiagem e elevação das temperaturas, de acordo com o meteorologista.
“A partir do próximo fim de semana, as nuvens já começam a se dissipar na região, o sol volta a brilhar e o clima deve ficar mais seco. As temperaturas também devem ficar mais elevadas”, finalizou.