Saúde investiga terceira morte por suspeita de dengue em Apucarana

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/01/2024
Mais de 4,1 mil atendimentos foram realizados na UBS Bolívar Pavão em 15 dias

Mais uma morte por suspeita de dengue é investigada em Apucarana, no norte do Paraná. O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) informou que o terceiro óbito suspeito é de uma idosa de 75 anos que faleceu no Hospital da Providência. A mulher buscou atendimento na última segunda-feira (15) com dores no corpo e desconforto abdominal sendo internada no hospital na terça-feira (16), data do falecimento.

- LEIA MAIS: Casos de dengue dobram em Apucarana e chegam a 1,6 mil

Amostras para exame foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e o resultado foi solicitado em regime de urgência. "A princípio ela não apresentou estágio febril ou sangramento, que são sinais característicos de dengue grave. Mas apresentou sintomas que cabem investigação. Agora precisamos aguardar o resultado do exame", informou Luciano Simplício Sobrinho, chefe do  Departamento de Vigilância e Epidemiologia da AMS.

De acordo com Simplício, a paciente era hipertensa, apresentou dificuldade de se alimentar durante três dias e reclamou de falta de ar. Este é o terceiro óbito por suspeita de dengue investigado em Apucarana. As outras duas mortes são de um jovem de 22 anos que morreu na madrugada do último sábado (13), no Hospital da Providência e de um idoso de 85 anos que faleceu na última sexta-feira (12) na mesma unidade hospitalar. 

ATENDIMENTOS

Referência no atendimento de pacientes com dengue, a UBS Bolívar Pavão de Apucarana atendeu aproximadamente 280 pessoas diariamente com suspeita da doença nos últimos 15 dias. Os dados repassados pelo Departamento de Vigilância e Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde mostram que em 15 dias foram registrados 4.176 atendimentos na unidade sendo que 2.044 pessoas passaram pela consulta médica entre o dia 1º ao dia 15 de janeiro. Ainda conforme a epidemiologia, até ontem o município computava 3.021 notificações da doença.