Apucarana está entre os 21 municípios que recebem na segunda-feira (31), 1.170 doses da vacina contra a Covid-19 da fabricante norte-americana Pfizer/BioNTech.
Com isso, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) retoma a aplicação para o grupo de gestantes e puérperas acima de 18 anos, com comorbidades na terça-feira (1º). São esperadas 300 mulheres para tomarem a vacina.
O secretário da Saúde Roberto Kaneta explicou que a vacina da Pfizer tem algumas diferenças das outras que já são usadas no município. “Essa vacina precisa ser utilizada em 5 dias, além de também ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias”, disse.
A equipe da saúde fez um treinamento pois a preparação da vacina também é diferente das que já são utilizadas na cidade.
“A vacina vem em dois frascos um soluto e outro diluente (Em pó e liquido) para serem preparadas. Por isso solicitei uma sala climatizada nas dependências do Hemepar, o banco de sangue de Apucarana que fica próximo ao Lagoão, onde acontece a vacinação para a preparação dessas doses”, explica Kaneta.
As principais diferenças da vacina da Pfizer com a Coronavac e AstraZeneca é a dosagem e o preparo.
“A dosagem da Pfizer é diferente, ela tem 0,3 ml enquanto as outras 0,5 ml . E a caixa vem com 6 doses” observa o secretário.
A vacinação continua de forma drive thru no Ginásio de Esporte Lagoão.