Saiba o que fazer em caso de demora em filas de banco

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 04/02/2021
Saiba o que fazer em caso de demora em filas de banco

Diante de denúncias por causa de demora em filas de banco, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, quando houve a diminuição de funcionários, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) busca soluções rápidas e eficazes para solucionar o problema. 

Em situações como esta, de acordo com o advogado José Carlos Balan, coordenador do Procon de Apucarana, quando o órgão é acionado pessoalmente ou por telefone, o Procon busca solução rápida em contato com os gerentes das instituições bancárias.

"Em várias oportunidades tivemos êxito, permitindo o ingresso nas agências. O atendimento interno continua proibido por determinação do Banco Central, em razão das restrições impostas pelo Ministério da Saúde, aumentando a demora neste atendimento", explica. 

Quanto ao Procon Apucarana, Balan diz que a equipe tem trabalhado intensamente para não deixar os consumidores desassistidos. "Dentro de nossas limitações legais, procuramos dar suporte aos clientes. Quanto ao caso ocorrido em Apucarana, com a cliente da Caixa Econômica, estou passando para o banco para que seja solucionado", complementa. 

Em situações normais (que não é o caso), conforme Balan, o tempo de espera para atendimento no caixa (apenas no caixa) é de 20 minutos. Antes e depois de feriados prolongados é estendido para 30 minutos. "Não há regulamentação de tempo para os atendimentos de mesa FGTS, Habitação, PIS, abertura de contas e outros serviços", salienta.