Rua em revitalização ganha passeio em Apucarana

Autor: Da Redação,
terça-feira, 30/06/2020
Rua em revitalização ganha passeio em Apucarana

A Rua João Luis Orlando, entre as ruas Nações Unidas e José Jorge, nas imediações do Parque Biguaçu, está recebendo obras de construção de calçada e nova iluminação. O investimento, feito pela Prefeitura de Apucarana, atende a um trecho cujo pavimento está sendo revitalizado para servir como um novo corredor de tráfego, ligando o centro através dos jardins São Pedro e das Flores.

Segundo o prefeito Júnior da Femac, que vistoriou a execução dos serviços nesta terça-feira (30), a calçada vai ser executada até a rua Rosa Stábile. “É um trecho do Programa Interbairros, que vem proporcionando mais mobilidade para veículos e pedestres e já atendeu a dezenas de trechos de asfalto e calçada em diversos bairros de Apucarana”, assinala o prefeito. Executadas com dimensões apropriadas ao pedestre, Júnior sugerem que a população poderá utilizar o novo passeio como pista de caminhada.

Para a criação do novo corredor de tráfego, lembra o prefeito Júnior da Femac, foi necessária a abertura de via junto a trecho de 250 metros de fundo de vale entre os jardins São Pedro e das Flores. “Este trecho, que é o prolongamento da Rua João Luís Orlando, recebeu implantação da drenagem com galerias pluviais, construção do meio-fio e pavimentação asfáltica, e agora também está recebendo a construção de calçadas”, afirma Júnior.

O projeto em execução consiste na remodelação da rua em uma extensão de 1.200 metros entre o cruzamento com a Rua Bandeirantes, no Jardim São Pedro, até a Rua Tulipa, no Jardim das Flores e integra o Programa Municipal Interbairros, que tem como viés o encurtamento de distâncias e aproximação de pessoas.

O contrato com Construtora Vitorino Ltda, de Apucarana, vencedora da licitação, prevê a execução de 12.617 m² de asfalto novo, com recape em trecho de pedras poliédricas, implantação de drenagem das águas da chuva, meio-fio e calçadas, com investimento de R$ 1,4 milhão em recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF), além de contrapartida do Município.

Além da remodelação e prolongamento da Rua João Luís Orlando, o secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, relata que também faz parte do pacote a completa reconstrução do asfalto de um trecho de 400 metros da Rua Hernando Pombo Ricardo, no Jardim São Pedro, obra recém finalizada. “Além da retirada do asfalto deteriorado, foi necessário a reforma de bocas de lobo, de caixas de passagem, poços de visita e meio-fio”, conta o secretário.