Rompimento de fibra óptica derruba site da prefeitura de Apucarana

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 18/11/2024
Prefeitura de Apucarana

O site apucarana.pr.gov.br da Prefeitura de Apucarana (PR) saiu do ar na tarde desta segunda-feira (18), após o rompimento de um cabo de fibra óptica. O problema técnico impede o acesso a diversos serviços ofertados no endereço, como a emissão de notas fiscais, protocolos, entre outros. A prefeitura informa que os serviços podem ser acessados pelo link apucarana.atende.net e que trabalha para solucionar o problema. 

- LEIA MAIS: Após pane elétrica, Prefeitura normaliza serviços em Apucarana

Conforme o superintendente de tecnologia, André Burin, o site está fora do ar devido ao rompimento de uma fibra óptica de internet de uma empresa de telecomunicações. A previsão da empresa é que o problema seja solucionado até às 18 horas desta segunda-feira (18). 

"O site é hospedado na prefeitura e o acesso externo é realizado por um redirecionamento por um link contratado de uma empresa. Internamente, nosso sistema está em pleno funcionamento. E não há risco de perda de informações porque nosso portal não sustenta dados, é apenas um portal de notícias", explica. 

A operadora responsável trabalha para solucionar o problema. Enquanto isso, usuários podem acessar o site apucarana.atende.net que oferta serviços como abertura de protocolo, licitação, emissão de notas, portal da transparência, entre outros atendimentos. 

INSTABILIDADE

Na semana passada, uma pane elétrica no servidor da administração - responsável pelo processamento dos sistemas, serviços e informações do município - paralisou os atendimentos da prefeitura durante 48 horas. O problema foi solucionado na quinta-feira (14) quando o funcionamento foi  retomado.

A prefeitura precisou substituir o nobreak, que é um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em caso de oscilações. Com isso, empresas não conseguiram emitir notas, entre outros serviços.

A pane foi registrada na tarde de terça-feira (12). Funcionários foram liberados para trabalhar em home office e o atendimento ao público foi interrompido. A expectativa era retomar os serviços às 14 horas desta quinta-feira, mas a manutenção no servidor atrasou por mais duas horas.