Qual prefeito venceu eleição por três votos de diferença em Apucarana?

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 12/09/2024
Coronel Luiz José dos Santos era tenente da Polícia Militar do Paraná 
 e ficou conhecido como o “Coronel Mamão”.

As eleições em Apucarana (PR) já tiveram momentos de disputa muito acirrada. É o caso das eleições de 1951, quando o Coronel Luiz José dos Santos ganhou a eleição com uma vantagem de apenas três votos de diferença com relação ao seu rival, o médico Dagoberto Pusch. Assista o vídeo abaixo.

📰 LEIA MAIS: Carne Seca e Diabo Loiro, a dupla que aterrorizava Apucarana e região

Naquele ano, 7.263 eleitores compareceram às urnas em Apucarana. Luiz José dos Santos, que disputou a eleição pela coligação PR, UDN e PSD, fez 3.488 votos, enquanto seu opositor Dagoberto Pusch fez 3.485 votos. Foi a eleição mais disputada da história de Apucarana quando o critério é a diferença de votos.

Luiz José dos Santos

O Coronel Luiz José dos Santos era tenente da Polícia Militar do Paraná e, por sua estatura, ganhou o apelido de “Coronel Mamão”.

"Apucarana é tão fértil que produz mamão de 130 quilos”, escreveu a jornalista Enaura de Carvalho Silvério, então editora e proprietária do jornal Gazeta de Apucarana, ironizando o porte físico do tenente, que também foi o primeiro prefeito de Apucarana.

  O Coronel Mamão ocupou o cargo de prefeito nomeado por menos de dois anos. Ele assumiu em 28 de janeiro de 1944. Depois da experiência como prefeito nomeado de Apucarana, ele atuou novamente em Londrina como delegado especial junto ao Departamento de Terras e Colonização no Norte do Paraná em 1949. Sua função era vigiar as terras públicas do governo e evitar invasões.

Transferido para reserva no posto de tenente-coronel, Luiz José dos Santos voltou a Apucarana em 1951 para participar das eleições que ocorreriam em 22 de julho daquele ano, onde saiu vencedor com apenas três votos a frente de Dagoberto Pusch.

Luiz José dos Santos morreu em Curitiba, sua cidade natal, em 20 de abril de 1961, aos 58 anos, onde está sepultado. Em Apucarana, ele dá nome a uma rua no Bairro 28 de Janeiro e na Praça Interventor Manoel Ribas há um busto em sua homenagem.

Dagoberto Pusch

Dagoberto Pusch, por sua vez, foi um dos pioneiros da medicina em Apucarana. Foi fundador e diretor da Casa de Saúde e Maternidade de Apucarana, que posteriormente foi comprada pela prefeitura e se tornou o Hospital Municipal de Apucarana.

A unidade foi simultaneamente doada à Irmandade da Santa Casa de Apucarana. No ano de 1970, a Casa de Saúde e Maternidade Santa Terezinha, que foi fundada pelo médico Dagoberto Pusch, se torna o atual Hospital da Providência.

Pusch também foi deputado estadual do Paraná pelo PTB, tendo sido eleito com 2.685 votos nas eleições de 1950, quando foi eleito o governador Bento Munhoz da Rocha. Antes, havia sido vereador na primeira legislatura de Apucarana (1948-1951).

Sua irmã, Hermínia Pusch, foi uma renomada parteira, responsável pelo parto de centenas de apucaranenses e também é considerada a primeira enfermeira profissional de Apucarana.

Por Louan Brasileiro

Fontes: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná: www.tre-pr.jus.br
Livro Alma e História das Ruas de Apucarana - Volume 1, do escritor e jornalista do TNOnline, Fernando Klein

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Assista o vídeo: