Equipes da Prefeitura Municipal de Apucarana realizaram a retirada do tronco de uma falsa seringueira que caiu em frente ao Cemitério Cristo Rei na manhã desta quinta-feira (12). Foi necessário o auxílio de um guincho para a remoção da árvore do local. (Assista vídeo abaixo)
Considerada uma das árvores mais antigas do perímetro urbano de Apucarana, ela caiu no início da tarde da última terça-feira (10) e atingiu oito carros.
O secretário do Meio Ambiente de Apucarana, Gentil Pereira, esteve no local para acompanhar o trabalho. Em conversa rápida com o TNOnline, ele foi questionado sobre o plantio de uma nova árvore no local e explicou que um estudo técnico deve ser realizado previamente para, então, que uma nova muda seja plantada.
Veja como foi a remoção do tronco:
Moradores e comerciantes afirmaram que foi um grande susto quando a queda ocorreu. “Foi um barulho imenso. Parecia um terremoto”, disse Fabrício Rossi, proprietário de um supermercado que fica em frente ao cemitério, em entrevista ao TNOnline.
O circuito de monitoramento do estabelecimento flagrou o momento em que a árvore de grande porte caiu sobre os veículos. Clique aqui para assistir ao flagrante.
A “gigante” era da espécie Ficus elastica, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também conhecida como falsa-seringueira, que pertence ao gênero da figueira. O TNOnline fez matérias mostrando que o aspecto desgastado da árvore preocupava moradores da região e também frequentadores do cemitério.
Os moradores mais antigos garantem que a árvore está no local, no mínimo, desde a inauguração do Cemitério Cristo Rei, em 15 de janeiro de 1963. Portanto, era uma sexagenária.