Prefeito destaca prêmio: "investimos pesado em educação"

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 08/11/2023
Equipe da prefeitura comemora reconhecimento

Apucarana foi novamente reconhecida como a cidade paranaense que oferta a melhor educação às suas crianças e jovens. A conclusão é do 3º Prêmio Band Cidades Excelentes, cujos resultados da etapa estadual foram divulgados na noite de terça-feira (07/11), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Assista o vídeo. 

Considerada o “Oscar” do municipalismo brasileiro – a premiação promovida anualmente pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, objetiva reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas de gestão, que podem vir a ser replicadas em outros municípios, melhorando cada vez mais os serviços prestados à população. O prefeito Júnior da Femac, que participou da cerimônia de divulgação dos resultados da etapa estadual, falou sobre a conquista nesta quarta-feira (08/11) durante entrevista coletiva. “Um prêmio importante porque ele mostra que estamos no caminho correto, investindo pesado na educação e buscando ofertar a melhor formação possível aos nossos estudantes. Muito obrigado a todos os professores e servidores pelo belíssimo trabalho que eles estão realizando nos CMEIs e Escolas. Esse prêmio foi conquistado coletivamente”, comemorou o prefeito.

-LEIA MAIS: Monsenhor Carrara comemora 60 anos de sacerdócio em Apucarana

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, frisa que é a segunda vez que a qualidade do ensino apucaranense é reconhecida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila. “Em 2021, Apucarana ficou em primeiro lugar nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Educação, municípios com mais de 100 mil habitantes. Agora, em 2023, nós ganhamos a etapa estadual do concurso e, consequentemente, estamos concorrendo novamente na fase nacional. Conquistas que são frutos do comprometimento de toda equipe da educação, sempre com o apoio do prefeito Junior da Femac”, disse.

No pilar Educação, para a seleção dos premiados, o IGMA levou em conta os seguintes índices de cada município: Analfabetismo 15 anos ou mais; Expectativa de anos de estudo, Taxa de abandono nos anos finais do Ensino Fundamental; Taxa de abandono nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Gasto com Educação por aluno por ponto do IDEB, Resultado IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental; Resultado do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série no Ensino Fundamental; Acesso à Educação Infantil; Adequação da Formação Docente, Custo da ineficiência por aluno; Percentual de aplicação na Educação; Percentual de aplicação do FUNDEB; e Percentual de aplicação do Fundeb Magistério.

Mais – Ainda na etapa estadual, Apucarana foi qualificada como uma das três melhores cidades do Paraná em “Sustentabilidade” e também em “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”. A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Áquila. Uma plataforma por meio de Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. Como critérios, os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. “Temos muito orgulho da nossa equipe de trabalho em todas as áreas. Prêmios como esse do Band Cidades Inteligentes, têm uma avaliação muito criteriosa – por parte do Instituto Áquila – aferindo uma série de índices. Além da nossa premiada educação, a nossa gestão agrega uma série de ações e programas que são muito bem qualificados e podem ser replicados por outros municípios, e isso contribuiu também para que Apucarana ficasse no top3 das categorias de sustentabilidade e desenvolvimento sócio-econômico”, comentou o prefeito Junior da Femac.

Na Etapa Estadual foram premiados os municípios nas categorias populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. As três melhores cidades de cada pilar por estado e categoria, serão agora avaliadas entre si, saindo as vencedoras para o Prêmio Nacional, cuja noite de premiação acontece no dia 17 de novembro de 2023, em cerimônia a ser realizada em Brasília.

Assista o vídeo: 

tnonline