Policiais civis da 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana (PR), apreenderam meia tonelada de cobre nesta terça-feira (10) em dois estabelecimentos da cidade, durante a Operação Conectividade. Um dos proprietários das empresas fiscalizadas foi conduzido à delegacia e deverá responder pela prática do crime de receptação. Assista o vídeo no fim do texto.
-LEIA MAIS: Homem é preso furtando fios de cobre em Apucarana; comparsas fugiram
Segundo o delegado Marcos Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª SDP, o proprietário do outro estabelecimento não foi localizado mas está identificado e qualificado. Os estabelecimentos em questão atuam com a compra e venda de materiais recicláveis como latas, metais e cobre. A investigação também aponta que os produtos adquiridos de maneira ilegal são comercializados para empresas maiores.
“A gente sabe que o cobre está com valor elevado e muitos estabelecimentos vêm adquirindo e repassam para outros estabelecimentos maiores. E essas pessoas têm pleno conhecimento que esses produtos são roubados e furtados. Esses crimes prejudicam demais a cidade, interrompem serviços essenciais como internet e linhas telefônicas em escolas, residências e outros locais por conta desses furtos", afirma o delegado.
Conforme o delegado, no total foram fiscalizados quatro estabelecimentos alvo em Apucarana.
Operação
A Operação Conectividade tem o objetivo de combater os furtos, roubos e a receptação de fios de cobre. Mais de 550 policiais civis e militares foram envolvidos na ação, que abrange 27 municípios do Estado, incluindo Apucarana, Curitiba, Litoral e diversas cidades do Interior.
A operação foi deflagrada em conjunto com operadoras de telefonia que criaram um gabinete de crise para dar apoio aos órgãos que executaram as fiscalizações com a finalidade de reprimir o comércio ilegal de cobre.
Assista: