Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese

Autor: Da Redação,
terça-feira, 16/04/2024
Informação foi confirmada ao TNOnline pelo chanceler do bispado

O papa Francisco oficializou nesta terça-feira, 16 de abril, Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial de toda a Diocese de Apucarana, no norte do Paraná. A declaração foi feita na data em que a Igreja Católica celebra o dia de Santa Bernadete. A informação foi confirmada ao TNOnline pelo Padre Alexandro Freitas, chanceler do bispado.

Vale ressaltar que a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, é a única no Brasil a portar uma santa no topo da sua torre principal. Após uma reforma recente, a imagem agora é marcada pela cor azul no cinto da túnica e no pedestal. O dourado também se faz presente, com três rosas aos pés da santa.

- LEIA MAIS: Diocese instala primeiro mosteiro da região em Arapongas

A Diocese de Apucarana, que celebra 60 anos de criação e instalação no próximo ano, sempre teve a Virgem de Lourdes como padroeira e intercessora. No entanto, o fato não era oficializado. Nesta terça, contudo, através  do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o papa Francisco declarou, oficializou e proclamou o "presente" aos fiéis.

Além de declarar Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial da Diocese, também foi criado um calendário litúrgico próprio. A partir de agora, o dia 11 de fevereiro passa a ser celebrado como solenidade e 16 de abril, como categoria de festa. 

"É de fato uma alegre surpresa, pois ganhamos dois presentes, o reconhecimento oficial por parte do papa, de Nossa Senhora de Lourdes como nossa excelsa padroeira, e um calendário litúrgico oficial com 11 de fevereiro e 16 de abril como datas de Festa para toda Diocese. Então é de fato um lindo presente e um grande impulso para celebrarmos os 60 anos de criação e instalação de nossa Diocese no próximo ano", comemorou o padre Alexandro Freitas, chanceler do bispado.

Em comunicado oficial, o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José, pede que os fiéis continuem a rezar pela intercessão da Virgem: "Nossa Senhora de Lourdes vosso povo clama: socorrei e abençoai a Diocese de Apucarana".

Quem é santa Bernadete?

Nascida em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, sudeste da França, aos pés dos montes Pirineus, Bernadete viveu em grande pobreza, mas sempre com o coração dirigido a Maria. 

A “Senhora”, como ela sempre definia a Virgem Maria, apareceu-lhe diversas vezes. Na aparição de 25 de março de 1858, revelou-lhe ser a Imaculada Conceição. Desde 11 de fevereiro até 16 de julho daquele ano, Bernadete recebeu 18 aparições de Maria, na Gruta de Massabielle.

- CONFIRA: Conheça a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana

Desde o início das aparições, Bernadete tornou-se porta-voz de um acontecimento, que ecoou pelo mundo inteiro, apesar de passar por inúmeros interrogatórios oficiais, sendo acusada de impostora. Porém, nunca desanimou, enquanto, ao longo dos anos, aumentava o fluxo incontável de pessoas na Gruta das Curas.