O grande desafio das empresas na atualidade é a contratação e manutenção de colaboradores. Tendo em vista essa realidade, o Ponto de Atendimento da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA) e SEBRAE realizou nesta quarta-feira (19), uma oficina com o tema Gestão Estratégica de Pessoas, totalmente gratuita para associados.
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O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, explica que os associados trazem as demandas e a entidade busca, junto ao Sebrae, as soluções. “Essa oficina era uma das mais aguardadas do ano. Tanto que preencheu as 30 vagas em dois dias. Temos também a dificuldade de encontrar pessoas dispostas a trabalhar. A agência do trabalhador todo dia oferta 500 vagas que não são preenchidas. Apucarana vive o pleno emprego”, alerta Faganello.
O facilitador de Gestão de Pessoas, Guilherme Silva, conta que a oficina trouxe o entendimento do quanto as pessoas podem gerar resultados para os negócios. “O principal desafio das empresas é atração e retenção de talentos. Na oficina trabalhamos uma metodologia para atrair, passar uma boa imagem da empresa, contratar e reter esses colaboradores”, diz Guilherme.
Para o facilitador, empresas que se apoiam somente em oferecer salários não conseguem manter bons talentos. “Um bom salário faz parte, mas vicia o empregado. Porém, bons talentos buscam o que chamamos de Salário Emocional, que envolve respeito ao indivíduo, o ambiente organizacional e trilha de carreira que pode ter de crescimento na empresa”, conclui Guilherme.
A empresária Vivian Chamarro, participou da oficina e relatou sua dificuldade em contratar pessoas. “Apesar de estarmos em uma era tecnológica, o maior capital de uma empresa continua sendo o humano. A oficina ajudou muito a entender o processo de gestão. E mostra que investir nos talentos é um diferencial competitivo”, diz Vivian.
O empresário Carlos Modesto diz que a oficina foi produtiva porque trouxe técnicas que os empresários podem aplicar. “Toda empresa tem a dificuldade em contratar e principalmente manter o colaborador. A oficina foi importante, porque a gente sempre pode aprender como gerir melhor nossos negócios”, diz Carlos.