Morre idosa que foi a primeira apucaranense vacinada contra a covid-19

Autor: Da Redação,
domingo, 25/06/2023
Dona Rosa Francisco, de 75 anos,  morreu após sofrer uma parada cardíaca

Morreu neste domingo (25) uma das internas mais antigas do Lar São Vicente de Paulo em Apucarana, no Norte do Paraná. A dona Rosa Francisco, de 75 anos,  morava há 33 anos no local. Ela morreu nesta tarde após sofrer uma parada cardíaca. A interna foi a primeira apucaranense a ser imunizada com a vacina contra a covid-19 na cidade em 20 de janeiro de 2021. 

A idosa será velada no próprio Lar São Vicente de Paulo nesta segunda-feira (26), das 9 às 11 horas,  e será sepultada às 11 horas no Cemitério Cristo Rei, segundo informações da Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). 

Segundo o Lar São Vicente de Paulo, dona Rosa Francisco está desde os 45 anos de idade vivendo no local. Quando ela chegou, em 1990, ainda não havia a obrigatoriedade dos internos terem ao menos 60 anos de idade para viver no lar, como ocorre atualmente. Na época, o local funcionava também como uma casa de acolhimento.  

A morte de Rosa foi bastante sentida no lar. Segundo as funcionários, ela era uma idosa muito ativa, gostava de lavar suas próprias roupas e varrer o quarto. Além disso, era muito organizada e bastante vaidosa. Adorava ajudar na lavanderia a dobrar roupas. Católica, era ainda muito devota a Nossa Senhora Aparecida. 

O Lar São Vicente de Paulo abriga várias idosas que vivem há décadas no local. As mais antigas chegaram em 1981, portanto, há mais de 40 anos.