Morreu na madrugada desta quarta-feira (10), em sua residência em Apucarana, o engenheiro agrônomo Odival Franciscon, aos 91 anos. Pioneiro na cidade, Odival era reconhecido pelo cooperativismo e pelo grande trabalho comunitário realizado na cidade.
Em Apucarana, Franciscon residiu por sete anos na Fazenda Aparecida, na Água do Xaxim. Foi avaliador do Banco do Brasil de 1962 a 1964 e diretor da Cooperativa dos Cafeicultores de Apucarana de 1962 a 1969. Em 1965, passou a residir na zona urbana. Ele e Lídia tiveram oito filhos. Odival deixa esposa, filhos e netos além de um vasto círculo de amigos.
- LEIA MAIS: Confira os falecimentos desta quarta-feira (10) em Apucarana e região
Em 1970, fundou a Cooperativa Agropecuária Centro do Paraná (Canorpa), onde foi diretor por 12 anos. Fundou também a Credinorpa, hoje Sicredi.
Participou de várias pastorais, entre elas a Pastoral Missionária, através do Movimento de Cursilho, onde foi coordenador regional por 19 anos. Entre várias outras ações, atuou na criação da Casa de Apoio Divina Providência, com a finalidade de receber pacientes da 17ª Regional de Saúde.
A Câmara de Apucarana concedeu o título de "Cidadão Honorário" ao Odival Franciscon em 2011. Nascido em 1932, na Fazenda do Engenho, propriedade dos avós maternos, localizada em Sales de Oliveira, São Paulo, ele se formou em 1957 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba.
Conforme a Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana, o velório acontece na Capela Central. O sepultamento está previsto para ocorrer às 17h30 no Cemitério Cristo Rei.