Os quatro colégios de Apucarana, no norte do Paraná, que participaram da consulta pública sobre inclusão do modelo cívico-militar, obtiveram, na noite desta quarta-feira (29), votação necessária para a implementação do sistema. Os novos estabelecimentos de ensino que se tornaram cívico-militares na cidade são José de Anchieta, Osmar Guaracy Freire, Alberto Santos Dumont, Polivalente Carlos Domingos Silva.
Apucarana conta atualmente com quatro colégios que funcionam nesse modelo: Tadashi Enomoto, Prefeito Carlos Massaretto, Padre José Canale e Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado.
LEIA MAIS - Consulta pública em Ivaiporã aprova modelo cívico-militar
A consulta pública ocorreu entre terça (28) e quarta-feira (29). Estavam aptos a votar professores, funcionários e pais de alunos matriculados nas instituições de ensino.
Veja a votação em cada colégio de Apucarana:
José de Anchieta: 452 votos favoráveis e 144 contrários
Osmar Guaracy Freire: 284 favoráveis e 40 contrários
Alberto Santos Dumont: 351 favoráveis e 63 contrários
Polivalente Carlos Domingos Silva: 463 favoráveis e 392 contrários
Segundo a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), o resultado oficial da consulta está previsto para ser divulgado no dia 5 de dezembro. Em todo o Paraná, a consulta pública foi realizada em 127 colégios estaduais de 56 cidades.
Arapongas
Dois colégios de Arapongas também participaram da consulta pública para a inclusão do modelo cívico-militar. No "Antonio Racanello Sampaio", o modelo foi rejeitado. Jà no Colégio Irondi Mantovani Pugliesi, a proposta foi aprovada. Veja a votação abaixo:
Antonio Racanello Sampaio: 154 favoráveis e 183 contrários
Irondi Mantovani Pugliesi: 457 favoráveis e 71 contrários
Cambira
Em Cambira, o único colégio que participou do processo foi o Rosa Calsavara, que também atingiu a quantidade votos necessária para a aprovação. Veja abaixo:
Rosa Calsavara: 447 favoráveis e 44 contrários