Apucarana lança livro sobre Educação Integral e Cidades Educadoras

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 21/11/2024
Secretária de Educação, Marli Fernandes, e prefeito Junior da Femac

A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana lançou, nesta quinta-feira (21/11), durante o Fórum Estadual Extraordinário da Undime-PR, o livro “Educação Integral: Currículo e Cidadania nas Cidades Educadoras”. A obra, inspirada pela trajetória de Apucarana como Cidade Educadora, foi organizada pela secretária de Educação, Marli Fernandes, e reúne artigos de diversos educadores e coordenadores pedagógicos da AME. O conteúdo explora a integração entre o currículo da Educação Integral, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as potencialidades formativas oferecidas pelos ambientes das Cidades Educadoras.

-LEIA MAIS: Colégio Agrícola de Apucarana recebe comitiva de alunos do Japão

Apucarana conquistou, em agosto de 2023, o título de Cidade Educadora, após atender aos princípios da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). A AICE reúne 485 municípios de 28 países que se comprometem a adotar políticas públicas baseadas nos valores da Carta das Cidades Educadoras, como a promoção da educação inclusiva, a valorização da diversidade, o combate à discriminação e a garantia de acesso à cultura e à informação.

No evento de lançamento, o prefeito Junior da Femac destacou os avanços educacionais de Apucarana. “A educação de Apucarana é um exemplo de qualidade para o estado e para o Brasil. Nossas escolas têm se destacado, alcançando os melhores resultados na Pesquisa Alfabetiza Brasil e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes. Esse reconhecimento nos rendeu um troféu da Undime-PR, em agradecimento pelos esforços para garantir um ensino público de excelência para todas as crianças”, afirmou.

A secretária de Educação, Marli Fernandes, ressaltou que o conceito de Cidade Educadora vai além da educação formal, envolvendo toda a comunidade no processo de aprendizagem. “A ideia de Cidade Educadora defende que a aprendizagem deve acontecer em diversos espaços – escolas, residências, igrejas, praças e parques. Já a Educação Integral busca garantir o desenvolvimento pleno dos cidadãos em todas as suas dimensões: física, cognitiva, emocional e social. O currículo da nossa rede de ensino é pensado com base nesses princípios, que consideram a formação do indivíduo como um todo”, explicou.

Marli também expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a elaboração do livro. “Agradeço a todos os professores e coordenadores pedagógicos que participaram desse projeto. Espero que esta obra inspire outros gestores a ampliar a proposta de Educação Integral em seus municípios e, assim, transformar suas cidades em verdadeiras Cidades Educadoras”, concluiu.

O livro “Educação Integral: Currículo e Cidadania nas Cidades Educadoras” já está disponível e visa ser um recurso valioso para gestores educacionais e educadores interessados em implementar práticas que promovam a formação integral dos alunos e a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.