Estudantes da Província de Hyôgo, no Japão, participaram de um intercâmbio nesta quinta-feira (21), com alunos do Colégio Agrícola Estadual Interventor Maoel Ribas, em Apucarana, norte do Paraná. Essa é a 43ª delegação de jovens líderes regionais da agricultura japonesa que vêm ao Brasil.
- LEIA MAIS: Fachada da Prefeitura de Apucarana vai ganhar nova pintura
Conforme a diretora-geral a instituição de ensino, Rose Pimenta, a comitiva é formada por oito alunos com idades entre 16 e 18 anos, um professor e o diretor do Colégio Agrícola da Província de Hyogo de Awaji, que conheceram as técnicas adotadas na pecuária, agricultura e também fizeram plantio de alface com os alunos do colégio agrícola.
“A nossa escola tem uma história com os japoneses, lá no início foi fundado por japoneses, tendo esse envolvimento e esse intercâmbio”, ressalta a diretora.
Segundo a diretora, a visita dos alunos japoneses ocorria tradicionalmente todos os anos, mas precisou ser interrompida durante a pandemia do coronavírus. "Essa é a primeira visita após a pandemia. O objetivo é a troca de conhecimento nas mais diversas áreas da agricultura, proporcionando aprendizado prático e teórico", assinala.
De acordo com ela, além de ter como objetivo de trocar conhecimento nas mais diversas áreas da agropecuária, a vinda dos alunos japoneses também promove um intercâmbio cultural. "É uma troca de conhecimento entre jovens da mesma idade. Eles foram recepcionados, almoçaram conosco, interagiram com os alunos, jogaram futebol, conversaram com a ajuda de um intérprete. Enfim, fizeram amizade e trocaram Instagram", acrescenta a diretora.
A passagem pelo Colégio Agrícola de Apucarana durou apenas cinco horas. Na sequência os alunos foram para Maringá onde farão uma programação até 23 de novembro com visitas a propriedades rurais e uma cooperativa agroindustrial. Depois o grupo segue para Foz do Iguaçu para conhecer as Cataratas do Iguaçu.
Deixe seu comentário sobre: "Colégio Agrícola de Apucarana recebe comitiva de alunos do Japão"