Lar Sagrada Família lança desafio de construir nova Casa Lar

Autor: Da Redação,
sábado, 24/06/2023
O evento reuniu autoridades de diferentes setores.

Proporcionar uma experiência mais humana e acolhedora para crianças e adolescentes que precisam de acolhimento. Com esse objetivo, o Lar Sagrada Família de Apucarana, para comemorar seus 30 anos de fundação, lançou na manhã deste sábado, dia 24, de junho, um novo desafio: construir uma nova Casa Lar. 

O evento reuniu autoridades de diferentes setores, como da Administração Pública, do Judiciário, da Assistência Social, empresários e membros de antigas diretorias da instituição, que foram homenageados.

- LEIA MAIS: Homem que imobilizou atirador em Cambé deve ser homenageado pela ALEP

O presidente do Lar Sagrada Família, Maurício Rawski de Paula, avalia que a data, simbólica para o município de Apucarana, também é um convite a refletir sobre o papel social do acolhimento ofertado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

“Nós, do Lar Sagrada Família, só temos a agradecer a generosidade da sociedade apucaranense. Recentemente (2021), tivemos a feliz experiência de construir a primeira Casa Lar, que foi levantada com a solidariedade de tantas pessoas. Alguns profissionais doaram seu tempo, seu trabalho, outros fizeram doações em dinheiro, materiais de construção e outros ainda ajudaram a mobilhá-la”, detalha.

O resultado desse trabalho, de acordo com Maurício, está disponível para quem quiser conhecer. “E, hoje, quem esteve aqui e ainda não conhecia teve a oportunidade de conhecer a Casa Lar por dentro. O objetivo é concluir a construção da segunda Casa Lar, que já começou a ser erguida graças ao apoio de pessoas imbuídas de amor genuíno ao próximo e, agora, juntos, vamos somar ainda mais esforços para concluir a segunda construção e deixá-la prontinha para receber as crianças e adolescentes que precisarem”, diz.

Com esse projeto, o Lar Sagrada Família passará a ter três Casas Lares, duas construídas, e uma reformada. “Cada Casa Lar tem capacidade para receber até 10 crianças e adolescentes, além do acolhimento institucional. O grande diferencial está no formato mesmo, uma vez que a Casa Lar tem quartos, sala, banheiros e cozinha semelhantes de uma casa comum e a presença de uma mãe social, uma cuidadora em tempo integral, que acompanha os acolhidos”, explica. 

Ainda segundo o presidente do Lar, o formato institucional se mantém necessário, em especial, no momento de triagem e acolhimento inicial. “Após identificar o perfil da criança ou do adolescente, direcionamos para a casa, que melhor irá se encaixar”, diz. 

Atualmente, o Lar Sagrada Família tem capacidade para acolher cerca de 30 crianças e adolescentemente nas duas modalidades de acolhimento, Casa Lar e Institucional. 

Autoridades presentes:

Entre as autoridades presentes, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac; acompanhado da primeira-dama, Carmen Lúcia Isquierdo Martins; o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Augusto Molina Ferreira; a Secretária de Assistência Social, Jossuela Pireli; o presidente da Acia, Wanderlei Faganello. 

Diretorias homenageadas:

Cibele Silva Elieser, Maria Virgínia Barreto, Eglair Luzia Lancoski, Roseana Sachelli, Ceila Maria Fujiwara Cerávolo, Siumara Miquelin da Costa, Cristiane Ramos Lopes, Sérgio Pupo da Silva Antônio Carlos Machado e Maurício Rawski de Paula. 

Doações: 

Doações para a construção da segunda Casa lar pode ser feita via depósito ou pix. 

Os dados para depósito são:

Banco Sicoob

Agência 4374

Conta corrente 970-9

Chave Pix (43)99819-0024