O prefeito Junior da Femac recebeu uma pauta com sugestões para ampliar o enfrentamento do Coronavírus nas indústrias do vestuário. Uma das preocupações é quanto ao aumento do número de casos entre mulheres em Apucarana. Por isso, a intenção é aumentar a conscientização, pois a maior parte da mão-de-obra empregada pelo setor de confecções é feminina.
As sugestões foram repassadas pela empresária Elizabete Ardigo, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), e por Maria Leonora Batista, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Apucarana e Região (Stivar).
O prefeito afirma que, de acordo com dados compilados pela Autarquia Municipal de Saúde, houve um aumento de Covid-19 entre mulheres. “Através do diálogo com as lideranças, estamos buscando caminhos para que as pessoas continuem se cuidando em todos os ambientes, entre os quais o de trabalho. Isso se torna ainda mais desafiador para as mulheres, que conciliam os afazeres de casa com a jornada no seu local de trabalho”, ressalta Junior da Femac.
Entre as orientações sugeridas está o uso de máscara também nos horários de descanso, uso do refeitório em horários alternados e o relato imediato de casos confirmados ou suspeitos na família. “Trouxemos algumas sugestões para o prefeito que vai analisar o que será possível colocar em prática. O vírus é muito perigoso e não escolhe pessoa, idade ou classe social. A máscara é para ser usada em qualquer ambiente e no local de trabalho não é diferente. Queremos que o nosso colaborador tenha saúde e, para isso, ele precisa seguir os protocolos recomendados dentro e também fora da empresa”, pontua Elisabete Ardigo.
A presidente do Stivar solicita que as trabalhadoras informem as empresas quanto a casos confirmados ou suspeitos na família. “A comunicação é importante para evitar a disseminação e para que o empregador tome, junto com o trabalhador, as medidas adequadas, como a concessão de férias ou licença remunerada”, assinala Leonora.
O prefeito Junior da Femac também se reuniu hoje com gerentes e representantes de supermercados pedindo reforço nas medidas preventivas da Covid-19. Destacando o nível de conscientização da população apucaranense, o prefeito solicitou a atenção para que todos os clientes sigam as orientações básicas, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento em filas.
O prefeito ainda pediu um maior cuidado com as mulheres, sejam elas funcionárias ou clientes. “Elas merecem uma atenção reforçada porque infelizmente estão com incidência de casos 10% a mais que os homens. Vamos buscar alternativas para que esse quadro se reverta”, afirmou Junior da Femac.
Ao mesmo tempo em que agradeceu o comprometimento do setor de supermercado na adoção de medidas preventivas ao novo coronavírus, Junior diz que é preciso manter o rigor nestes procedimentos.
“Essa preocupação reforçada mais uma vez pelo poder público é importante na mobilização de prevenção. É bom para cidade essa conscientização sobre a importância das medidas recomendadas pelas autoridades da saúde. Com a apoio de todos é possível fazer a diferença nesse momento de pandemia”, afirma o gerente do supermercado Condor, José Barbosa, presente na reunião no gabinete municipal.