Funcionário público Orisvaldo César morre aos 56 anos em Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 21/04/2023
Orisvaldo estava hospitalizado por conta de problemas respiratórios

Morreu nesta sexta-feira (21), o funcionário público da Prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, Orisvaldo César dos Santos, aos 56 anos. O servidor estava internado no Hospital da Providência em decorrência de insuficiência respiratória e sofreu uma parada cardíaca. 

Conforme informações apuradas junto a uma amiga próxima, recentemente Orisvaldo precisou amputar uma das pernas por causa de uma trombose. Ele se recuperava em casa quando precisou ser hospitalizado após apresentar problemas respiratórios. 

Servidor concursado da prefeitura, Orisvaldo atuou em diversas áreas. Apesar da formação administrativa, ele era muito ligado à Secretaria da Cultura onde chegou a atuar como coreógrafo  no início da gestão do então prefeito Beto Preto. Atualmente, o funcionário público estava lotado na Secretaria de Esportes. 

Conforme informações da Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), o corpo será velado na Capela Central a partir das 16h30 desta sexta-feira (21). O sepultamento está marcado para às 9 horas deste sábado (22), no Cemitério Cristo Rei.

Prefeito manifesta pesar 

O prefeito Junior da Femac emitiu nota de pesar pelo falecimento do servidor público municipal. “O Orisvaldo era um profissional muito respeitado, notadamente, na produção cultural, tendo atuado por décadas nesta área, dirigindo e coordenando muitos eventos em Apucarana, incluindo musicais, peças teatrais e ainda palestras e desfiles cívicos”, lembrou o prefeito Junior da Femac. 

“Em nome dos munícipes manifesto nossos sentimentos aos familiares e amigos, pela perda do produtor cultural, um profissional e servidor publico municipal que marcou época pelo seu conhecimento e atuação efetiva no campo cultural”, comentou o prefeito. 

A secretária municipal de cultura, Professora Maria Agar, vinha acompanhando diariamente o estado de saúde  de  Orisvaldo, que estava internado no Hospital da Providência. “Ele estava estabilizado até ontem (quinta-feira (20)), mas seu quadro se agravou na manhã desta sexta-feira. Como pedagogo, coreógrafo e produtor cultural, Orisvaldo contribuiu muito com seu trabalho nesta área em Apucarana”, citou a secretária Maria Agar.    

A vereadora licenciada e atual secretária de assistência social, Jossuela Pireli, também lamentou o falecimento do coreógrafo e produtor cultural, Orisvaldo Cézar. “Trata-se de um amigo desde os tempos de infância em Apucarana. Tinha um carinho especial por ele, com quem trabalhei na Secretaria Municipal de Esportes e também no Colégio Platão. Tristeza muito grande pela perda deste grande amigo”, disse a secretária Jossuela Pireli.  

Segundo informações da família, Orisvaldo Cézar era diabético e, recentemente, devido a uma trombose foi preciso amputar parte de uma perna. Nesta semana, ele voltou a ser internado no Hospital da Providência, e acabou falecendo por insuficiência respiratória.