Frigorífico fecha em definitivo e demite 150 funcionários em Apucarana

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 04/08/2023
Local não poderá mais receber um frigorífico, segundo acordo

O Fórum do Trabalho de Apucarana (PR) formalizou nesta sexta-feira (4) a rescisão contratual de 150 trabalhadores do Frigorífico Sapatini (antigo Frigorífico União), localizado na Rua Deolindo Massambani, no Parque Bela Vista. A demissão em massa ocorreu por conta do fechamento em definitivo do empreendimento especializado no abate de bovinos por conta de problemas ambientais históricos no local. O acordo gira em torno de R$ 2 milhões, envolvendo verbas rescisórias, indenizações e fundo de garantia.

Segundo o advogado José Eduardo Wielewicki, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Apucarana, o fechamento do frigorífico atende aspectos ambientais, mas traz consequências dramáticas para os trabalhadores, que perderam os seus empregos.

As demissões ocorrem por conta de um acordo de fechamento permanente do frigorífico, firmado pela empresa com o Ministério Público (MP) estadual por conta de problemas ambientais. “Aquele local nunca mais poderá funcionar como um frigorífico”, assinala o advogado.

O acordo com o MP-PR foi feito há quatro anos e previa o fechamento definitivo do frigorífico em 36 meses, o que acabou ocorrendo agora em agosto de 2023. A unidade de Apucarana será levada para Nova Londrina. O frigorífico deixou a opção de transferência, mas a maioria dos trabalhadores optou pela rescisão. Dos 150 com contratos rescindidos, apenas 22 optaram em trabalhar na nova unidade.

O fechamento definitivo após problemas ambientais envolvendo o frigorífico. Por décadas, os moradores do Parque Bela Vista conviveram com reclamações, envolvendo desde o mau cheiro à poluição de nascentes da região. Foram várias empresas diferentes que funcionaram ao longo dos anos como frigorífico no endereço. Agora, esse tipo de empreendimento está proibido definitivamente, segundo o advogado.

Nesta sexta-feira, o Fórum do Trabalho ficou lotado para as audiências de rescisão. “Com o fechamento, o frigorífico procurou o sindicato para formalizar o acordo, que foi feito juntamente como Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. A homologação prevê , inclusive, indenização para demissão em massa”, acrescenta o advogado José Eduardo Wielewicki.  O sindicato também é representado pelo advogado Vanderlei Carlos Sartori Junior.

O frigorífico tem como advogado o apucaranense Cirineu Dias, que ressalta o compromisso da empresa em honrar os direitos dos trabalhadores demitidos. "Vários frigoríficos fecharam em Apucarana e não pagaram os direitos dos trabalhadores.  Além dos direitos, o frigorífico também vai pagar multa de R$ 1,8 mil por trabalhador pela demissão em massa. Não houve um real de prejuízo para os trabalhadores", ressalta.