Um exercício do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), está chamando atenção nesta terça-feira (19) na Vila Reis em Apucarana. O 30º BIMec foi selecionado para comandar uma unidade especializada em Missões de Paz do Exército Brasileiro no exterior e está realizando uma operação de certificação nesta semana.
-LEIA MAIS: 30º BIMec é escolhido para liderar batalhão de Força de Paz
Além da Vila Reis, o exercício será realizado até quinta-feira (21) na rodovia de acesso ao Aeroporto Capitão João Busse, a PR-532, e também na Fazenda Rio do Cerne, na zona rural do município.
Coordenada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), que fica no Rio de Janeiro, a certificação é necessária para que o batalhão de Apucarana possa representar o País em um eventual pedido das Nações Unidas (ONU).
Segundo informou na semana passada ao TNOnline o coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comandante do 30º BIMec, o treinamento desta semana reúne cerca de 200 homens da corporação. O exercício consiste em simulações de escolta de comboios humanitários, segurança de pontos sensíveis, check points e revista pessoal, entre outras ações.
O treinamento conta com a participação de blindados Guarani, o que está chamando a atenção dos moradores da Vila Reis.
Segundo o coronel, o exercício prático é a última etapa da certificação. Militares do batalhão já participaram de aulas teóricas virtuais e também de capacitação presencial no Rio de Janeiro. Com a finalização dessa fase, os militares de Apucarana estarão aptos para integrar o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês),
Figueiredo lembra que Apucarana tem um histórico de atuação em missões de paz. “Em 2010, o batalhão esteve presente no Haiti com uma tropa”, assinalou, observando que atualmente o Exército Brasileiro participa de forças de paz no Líbano, Sudão do Sul e Congo, entre outros países.