Escolas de Apucarana, norte do Paraná, desenvolveram ações nesta quinta-feira (20) para promover a paz e reforçar a importância da fraternidade. O objetivo é ressignificar o dia 20 de abril, data que marca os 24 anos do massacre em Columbine, nos Estados Unidos, além de ser o aniversário de Adolf Hitler, o que traz uma associação dos ataques de extermínio em massa com a ideologia nazista.
Em uma rede de escolas do setor privado foi criado o Dia da Compaixão, Amor e da Gratidão para ressaltar a importância de fazer o bem. Segundo o diretor-geral, professor Osvaldo Massaji Ohya, os alunos participaram de uma confraternização no café da manhã e trouxeram doces para compartilhar com amigos e professores.
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Na próxima semana os estudantes, professores e funcionários em geral participarão de palestras com psicólogos para abordar temas como fraternidade, respeito e fortalecimento das relações interpessoais.
“Enfeitamos a escola com corações na entrada e saída dos corredores e entregamos corações aos alunos. Também foi divulgado um vídeo de conscientização com mensagens de paz e amor. A gente quer mudar a forma de comemorar o dia 20 de abril. Acho que os alunos entenderam a mensagem”, afirma Ohya.
A ideia de ressignificar a data surgiu após diversas ameaças a escolas surgirem nas redes sociais, a maioria marcando o ato criminoso para o dia 20 de abril. Os perfis criminosos começaram a movimentar a internet e gerar pânico após o ataque em uma creche particular em Blumenau, Santa Catarina.
Ohya revela que esses acontecimentos causaram muita preocupação para a educação que iniciou um trabalho para reforçar a segurança dos estabelecimentos de ensino. “Passamos por palestras, treinamento com a Polícia Militar, reunião no Fórum com integrantes de todos os setores para discutir estratégias de melhorias na segurança, entre outras ações. Estamos seguindo tudo o que nos propõem para melhorar a segurança”, assinala.
O diretor ressalta, contudo, que a escola está fazendo a sua parte e que a família também deve ficar atenta a qualquer comportamento que possa representar risco.
“A família deve acompanhar o filho, prestar a atenção no que ele está fazendo, com quem conversa, verificar a mochila antes de sair de casa e monitorar o que ele faz na internet. Isso também nos ajuda bastante”, alerta.
COMBATE AO BULLYING
A rede segue uma política muito dura contra o bullying e adotou estratégias de combate que incluem educação socioemocional. “A gente tem uma política muito dura contra o bullying, quando a gente percebe a gente conversa com todos os pais”, assinala.
De acordo com Ohya, a parceira com o Programa Escola da Inteligência trabalha emoções dos alunos desde os 4 anos de idade até os 12 anos ao menos uma vez por semana. O programa tem intuito de desenvolver as habilidades socioemocionais em todas as fases da idade escolar. As ações propostas confirmam a necessidade da educação socioemocional para a formação integral do ser humano.
REDE MUNICIPAL
Na rede municipal de ensino foram realizadas ações voltadas aos pais e professores. Na manhã de quarta-feira (19/4), os diretores e professores dos CMEIs e Escolas participaram de um treinamento com a Polícia Militar. Segundo a assessoria de imprensa, as escolas mantêm uma comunicação próxima e aberta com os pais dos alunos, por meio dos grupos de whatsapp.
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