Em um mês, internamentos por dengue crescem 433% no "Providência"

Autor: Da Redação,
terça-feira, 13/02/2024
Número de internamentos por dengue aumentou no Hospital da Providência

Trinta e dois pacientes com dengue estão internados no Hospital da Providência, em Apucarana, no norte do Paraná. Entre as pessoas hospitalizadas positivadas para a doença estão três crianças. Outros três pacientes, entre eles duas crianças, estão com suspeita de dengue e aguardam confirmação dos exames. O número é 433% maior que um mês atrás quando haviam seis pacientes com dengue internados na instituição de saúde e outros oito com suspeita da doença. 

A alta no número de internamentos por dengue se justifica pelo aumento de casos na cidade que enfrenta epidemia da doença. No último informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Apucarana havia ultrapassado 5 mil casos confirmados da doença. O relatório trouxe também mais duas mortes confirmadas no município que investiga outros 13 óbitos suspeitos.

- LEIA MAIS: Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue

As duas novas mortes aconteceram eentre os dias 13 e 18 de janeiro. São dois homens, um de 22 anos e outro de 73 anos, ambos sem comorbidades. São oito óbitos em todo o Estado. Ainda de acordo com o informe epidemiológico, Apucarana conta com 5.023 casos confirmados da doença. O novo informe epidemiológico deve ser divulgado nesta quarta-feira (14).

CENTRAL DA DENGUE

A Central de Atendimento de Combate à Dengue, instalada no Ginásio Lagoão, está funcionando no Carnaval. O serviço emergencial estruturado pela prefeitura no hall de entrada da praça esportiva está à disposição dos apucaranenses também nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), de 8 horas às 22 horas. O atendimento regular na Central de Atendimento à Dengue é de segunda-feira a sexta-feira, fechando aos sábados e domingos.

Já as Unidades Básicas de Saúde, que estão fechadas durante o Carnaval, retomam o atendimento normal à população a partir das 12 horas de quarta-feira. O secretário municipal de saúde, Emídio Bachiega, informa que a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, no Jardim América, que se tornou ponto de referência em casos de dengue na cidade, fica aberta todos os dias da semana, entre 8 horas e 22 horas. Outra opção é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A Central de Atendimento de Combate à Dengue montada no hall de entrada da praça esportiva, com capacidade para atender até 500 pacientes por dia, começa pela ala da recepção, seguida do setor de triagem e da sala de espera para consulta.

Dando sequência ao protocolo de atendimento foram instalados 6 consultórios médicos que têm em anexo a sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia). Confira os procedimentos realizados no Lagoão no quadro abaixo.

O superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente, detalha a equipe de profissionais que atende diariamente na Central de Atendimento da Dengue. “São 6 médicos, 4 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, 4 administrativos, 2 estagiários de apoio, 2 serviços gerais, 1 guarda municipal, e motorista da ambulância que permanece no local durante todo período de atendimento, de  8 horas às 22 horas”, informa Orente.

“Estamos enfrentando uma epidemia de dengue em nossa cidade e a prefeitura está mobilizada na prevenção, combate e tratamento da doença. Nosso mutirão de combate a dengue em um mês coletou 550 caminhões de inservíveis, o que corresponde a quase 3 mil toneladas de materiais que possam acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue. É realizado o trabalho de orientação pelos agentes de endemias, durante as vistorias nas residências e estamos garantindo atendimento adequado para aquelas pessoas que estão com sintomas da dengue”,  afirma o prefeito Junior da Femac.