A equipe pedagógica da Edhucca, que participa da capacitação teórica do Programa Jovem Aprendiz, e os 35 adolescentes, que integram a iniciativa, redescobriram nos últimos meses um novo jeito de aprender e ensinar. A mudança ocorreu após a paralisação temporária das atividades por causa da pandemia de Covid-19. Porém, com o passar os meses, a pedagoga e coordenadora do Jovem Aprendiz, Bianca Cristina dos Santos, percebeu que era preciso inovar.
Ela recorda que no dia 19 de março a Edhucca, seguindo orientações técnicas do Fórum da Aprendizagem de Londrina, suspendeu as atividades teóricas e práticas do Programa de Aprendizagem. “Ao dispensá-los das atividades presenciais, criamos uma lista de transmissão pelo WhatsApp para novas informações sobre o período de isolamento e possível retorno às atividades”, conta.
Já no final do mês, alguns professores fizeram vídeos e compartilharam nas redes sociais, como Facebook e Instagram, porém os conteúdos disponibilizados ainda não contabilizavam presença ou notas. Era apenas um meio para manter a comunicação com os jovens.
“Porém, no início do mês de abril, entramos em contato com membros do jurídico da instituição para esclarecimentos quanto às atividades teóricas não presenciais e, junto aos professores, nos organizamos para formalizarmos a formação virtual e darmos início a esta modalidade de ensino do dia seis de abril”, recorda Bianca Cristina.
A pedagoga comenta que foi preciso organizar um novo cronograma, diferente do elaborado no início do ano, com a distribuição das disciplinas. “Também montamos grupos no Whatsapp de acordo com a turma de cada aluno, totalizando três grupos. Combinamos com os alunos que os conteúdos seriam enviados nos dias e horários previstos para as atividades teóricas, tal como consta nos contratos de aprendizagem: todas as segundas-feiras e duas últimas quintas-feiras do mês”, detalha.
Bianca Cristina explica que, durante o horário em que normalmente estariam em sala de aula, os professores ficam online para esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na execução das atividades. “Porém, vale ressaltar que mesmo em horário não comercial, toda a equipe, inclusive os professores, se mostram dispostos a responder os aprendizes e seus responsáveis de forma que a comunicação não seja prejudicada, mesmo com todas as limitações”, afirma.
Ainda segundo a coordenadora do Jovem Aprendiz, após receberem o conteúdo do dia, os alunos têm um prazo de 24 horas para enviar as atividades à pedagoga, que confere, faz um levantamento dos aprendizes que enviaram, entra em contato com os que não o fizeram e encaminha as atividades aos professores que, dentro de alguns dias, retorna as atividades corrigidas à pedagoga.
Novos recursos - Dentre os recursos utilizados, os professores passaram a gravam vídeos, enviam vídeos prontos de outros canais de ensino, elaboram exercícios e situações-problemas para discutirem, solicitam pesquisas e produções de texto.
Sabendo que nem todos os aprendizes têm acesso a computadores, ou uma boa rede de internet, Bianca Cristina observa que as atividades são enviadas em diferentes formatos como Word, PDF, foto ou, quando necessário, podem gravar vídeo ou áudio. “Estamos testando várias maneiras para adaptar o conteúdo e também a forma de envio para cada aprendiz”, ressalta.
Na avaliação da pedagoga, todo o esforço vale a pena ao ver o desenvolvimento dos jovens e, mesmo tratando-se de um período complicado para as relações de trabalho, a Edhucca conseguiu firmar três novos contratos de aprendizagem nos últimos meses. “É muito gratificante ver esses jovens iniciando no mercado de trabalho”, diz.
Inscrições – As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz encontram-se abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet por causa das restrições da Covid-19. É só clicar neste link (https://forms.gle/mZwna9A6TAQYkehU6)